Secretaria de Agricultura e Incaper implanta Projeto Barraginhas em Pedro Canário

10 de março de 2021 às 00h00.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente com o apoio do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e o Consórcio de Municípios Prodnorte realizou na última terça-feira (10), a construção de barraginha no Assentamento Castro Alves.

O “Projeto Barraginhas” é uma tecnologia desenvolvida pela Empresa Brasileira de Tecnologia Agropecuária (Embrapa), que consiste na captação da água das chuvas, promovendo seu armazenamento no solo. O objetivo é evitar erosões, assoreamentos e contaminações ambientais. Uma alternativa promissora no combate à erosão, à desertificação e na melhoria da qualidade do solo. Ao mesmo tempo que garante o aumento do volume de água nos mananciais.

“Demos o primeiro passo para a elaboração do programa Barraginhas no município. Esse projeto é de extrema importância para o cuidado com os rios e o fortalecimento do lençol freático, além de minimizar erosões e locais de risco.” – disse o secretário de Agricultura Kleilson Rezende.