Coronavírus: Nova Variante B117 é encontrada em pacientes em Pedro Canário

23 de março de 2021 às 00h00.

A Secretaria Municipal de Saúde de Pedro Canário, norte do estado, confirmou na tarde dessa terça-feira (23) a presença da nova Variante B.1.1.7 em cerca de 12 infectados pelo novo Coronavírus (Covid-19). Os dados foram confirmados pelo Laboratório Central do Espírito Santo (Lacen).

Os primeiros relatos de infectados pela variante no estado foi em dezembro de 2020 na cidade de Barra de São Francisco. A nova Variante foi descoberta no Reino Unido, e estudos apontam que pode ser até 90% mais infecciosa, além de 62% mais letal que as outras variantes já conhecidas, estando presente em 65 cidades do Espírito Santo.

“Precisamos colocar a vida em primeiro lugar, peço principalmente aos jovens que tomem bastante cuidado e cumpra os protocolos de segurança para o combate dessa doença que vem destruindo famílias. Com o apoio e colaboração de todos conseguiremos sair dessa crise sanitária com saúde e todos que amamos” – disse o prefeito Bruno Araújo.

O Governador Renato Casagrande pediu a colaboração da população. “Infelizmente chegamos na triste marca de 72 mortes em 24h em decorrência do novo Coronavírus no estado. Grande parte dos hospitais públicos e privados estão ocupados e profissionais trabalhando esgotados. A nova variante é mais contagiosa e letal atingindo principalmente os jovens. Faça a sua parte!” – destacou o governador.

O secretário Estadual de Saúde Nésio Fernandes pediu a colaboração e a adesão da população para o combate da pandemia "Precisamos, mais do que nunca ter disciplina de proteção. Principalmente no uso de máscaras. Para aqueles que estão se protegendo e para aqueles que estão contaminados. A população deve entender que enquanto não houver uma imunização ampla, acima de 70%, teremos que conviver com um cotidiano diferenciado", cobrou, acrescentando que os próximos dias não são para ir ao calçadão ou à praia. "São dias para se ficar em casa. Temos alta probabilidade da variação inglesa circulando e alcançando um alto grau de contágios no Estado. isso pode explicar recorde de óbitos nos próximos dias. A doença não vai deixar de existir pela sua negação, sua omissão. Proteja-se porque ela existe e circula com capacidade de alta transmissão no país", reforçou.