Assentamento Castro Alves comemora 33 anos de fundação

03 de maio de 2021 às 00h00.

Pedro Canário (ES) – Na madrugada de 03 de maio de 1988, na cidade de Pedro Canário, norte do estado, um grupo de trabalhadores rurais, descendentes de mineiros, baianos e militantes da Reforma Agrária, com ferramentas de trabalho, entre elas: foice, facões e enxadas, com um sonho de serem capazes de produzir seu próprio sustento, ter sua liberdade e uma vida digna e melhor derrubaram a cerca de um dos maiores latifúndios em Pedro Canário e plantaram a bandeira da Reforma Agrária e assim nasceu o Assentamento Castro Alves.

Cortado pela ES 209, com distância estimada em 20 quilômetros da sede do município, o Assentamento Castro Alves é territorialmente o maior assentamento do estado (1.503 hectares de terra) e conta com 280 famílias residindo atualmente (dados do Incaper), com o puncionamento na economia pela produção agrícola de café, pimenta e hortaliças.

A educação rural do Assentamento Castro Alves é referência, a Escola Três de Maio ficou em primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no município de Pedro Canário.  Da educação infantil ao ensino médio, as crianças, jovens e adolescentes do assentamento aprendem os bons ensinos de cidadania e qualificação profissional.

“Aproveito a oportunidade para parabenizar todos os moradores do Assentamento Castro Alves, pelos 33 anos de criação. Muitas conquistas foram alcançadas desde a sua fundação, e temos lutado para entregar um serviço digno para todas as famílias da comunidade” – disse o prefeito Bruno Araújo.

“A Prefeitura de Pedro Canário tem investido na qualidade de vida dos moradores do Assentamento Castro Alves, com a implantação de barraginhas, reforma do Ponto de Apoio a Saúde, distribuição de alimentos do PAA, patrolamento das estradas vicinais e diversas frentes de trabalhos. Tudo isso é de se comemorar” – destacou o vice-prefeito e secretário de Agricultura Kleilson Rezende.

O professor e morador José Odonio Cardoso comemorou a data. “Hoje, passados 33 anos, de desafios, de lutas diárias, mas de muitas e lindas vitórias, estamos aqui para celebrar as conquistas, de termos uma comunidade unida que tem a posse da terra. Parabéns aqueles que acreditaram que é possível ter um pedaço de terra para viver, plantar e colher,” - comemorou.