Prefeitura realiza distribuição de alimentos do PAA no distrito de Floresta do Sul

As Secretarias de Assistência Social e Agricultura e Meio Ambiente realizaram na última segunda-feira (03) a distribuição do Programa de Aquisições de Alimentos (PAA)

04 de maio de 2021 às 00h00.

O Centro de Referência de Assistência Social, equipamento público da Secretaria de Assistência Social e Habitação, com a parceria e apoio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realizaram na última segunda-feira (03) a distribuição dos produtos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), através de "cesta verde",  no distrito de Floresta do Sul para cerca de 120 famílias referenciadas pelo CRAS. Foram contempladas com frutas, verduras e legumes como forma de garantir segurança alimentar e nutricional às famílias em situação de vulnerabilidade e risco social.

O PAA, foi criado através da Lei nº 10.696, de 02 de julho de 2003, possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.  Em Pedro Canário, o programa contemplou 95 agricultores da Agricultura Familiar e tem como entidades recebedoras o Centro Comunitário Franco Rossetti, o CRAS (Camata, Centro, Cristal do Norte) que atende famílias da sede e dos distritos, como Floresta do Sul, Cristal do Norte e Taquaras.

“Através do PAA o produtor tem a garantia de venda certa, sem atravessador. E isso faz com que o ele compre seus insumos e invista na mão de obra, consequentemente gerando emprego e renda na zona rural. O pequeno agricultor tem a certeza que vai cultivar, vender e receber. Isso é um dos pontos mais importante do PAA. Toda produção da zona rural vai alimentar as pessoas do próprio município” – disse o secretário de Agricultura Kleilson Rezende.

Ação Integrada

Os recursos do Programa de Aquisições de Alimentos é destinado pelo Ministério da Cidadania e administrado pela Companhia Nacional e Abastecimento (CONAB). Em Pedro Canário os coordenadores do programa é Renata Luz Santana Tomazelli (CRAS Camata) e Cleociana Melo (CRAS Centro) e Robenilto Ribeiro, Secretaria de Agricultura.