Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente comemora o Dia da Mata Atlântica

Dia 27 de maio, comemora-se o Dia da Mata Atlântica, data que lembra a luta pela preservação e o resgate deste patrimônio nacional.

27 de maio de 2021 às 00h00.

Dia 27 de maio, comemora-se o Dia da Mata Atlântica, data que lembra a luta pela preservação e o resgate deste patrimônio nacional. A data reforça a necessidade de interromper o desmatamento, recuperar o que foi degradado, ampliar o número de áreas protegidas e melhorar a gestão daquelas que já existem.


A influência da Mata Atlântica está nas ações mais básicas do dia a dia. A qualidade do ar e da água, a regulação do clima e a saúde do solo dependem diretamente desta floresta, que também é fonte de recursos e matérias-primas essenciais à economia do país, para atividades como a agricultura, a pesca, o turismo, a indústria e a geração de energia.


A Mata Atlântica é também uma das florestas mais ricas em biodiversidade no mundo. Ao longo do país, ela mostra diferentes feições – incluindo desde as formações de florestas até ambientes associados, como restingas e manguezais – e é considerada um dos 34 hotspots mundiais – regiões do planeta de maior prioridade para a preservação.


O bioma abriga cerca de 70% dos animais brasileiros ameaçados de extinção.
No entanto, a Mata perdeu quase toda a sua cobertura original ao longo da história. Hoje, restam apenas 8,5% de remanescentes florestais acima de 100 hectares do que existiam originalmente. Somados todos os fragmentos de floresta nativa acima de 3 hectares, temos atualmente 12,5%.


Bioma
Um bioma é uma formação planta-animal que forma no todo um ambiente com características similares, podendo ser reconhecido e identificado regionalmente. No Brasil existem seis biomas: Cerrado, Amazônia, Pantanal, Caatinga, Pampa e Mata Atlântica.

 

 

 

Atendimento ao Público

Segunda à Sexta de 08h00 às 18h00.

Sessões Plenárias

Telefone

(27) 3764-3600

Endereço

Rua São Paulo nº 220 - Bairro Boa Vista

Redes Sociais

  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Youtube

Localização

Copyright © 2021 Prefeitura Municipal de Pedro Canário. Todos os direitos reservados.

Logo da ÁGAPE

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.