Estudantes de Pedro Canário vence concurso nacional de literatura e terão poesias publicadas no ebook Livro Rio da escritora Elisa Lucinda

05 de outubro de 2021 às 00h00.

Alunos da Escola São João Batista, em Pedro Canário, Norte do Estado, venceram na última quinta-feira (23), o concurso nacional de literatura Festa da Palavra. Os alunos aprovados, Kaio Vitor Avelar dos Santos, e Laura Jesus Oliveira, ambos com 10 anos, estudam no quarto ano do ensino fundamental (4ºM01).

A seleção aconteceu com a participação de alunos e escritores de municípios da bacia do Rio Itaúnas e outras regiões do país. Entre as 82 propostas nas categorias infantil e adulto, 35 poemas foram selecionados para serem incluídos no ebook livro Rio.

Os alunos destacaram a importância do cuidado ao meio ambiente e a valorização dos rios, principalmente o Rio Itaúnas, que corta a cidade de Pedro Canário. A estudante Laura Jesus Oliveira, em uma estrofe do poema enaltece isso. “Não podemos nosso rio poluir, pois a vida não poderá fluir, lixo, papéis e metal, no rio irá nos fazer tão mal”. 

Já o aluno Kaio Vitor, relembrou a importância do rio para o escoamento da produção agrícola e industrial no passado. “Suas águas guardam segredos, da história do nosso País, onde passavam barcos e canoas, que madeiras escorriam, suas águas calmas, curvam seu caminho, alimentando nossas cidades, com muito carinho” – escrito do poema.  

A diretora da Escola São João Batista, Margareth Soares, vibrou com a vitória dos alunos: “O concurso contou participantes de vários estados e países e muito nos orgulha ao saber que nossos alunos conquistaram essa visibilidade tão importante. Parabenizo a todos que participaram dessa iniciativa e viva os nossos alunos Laura e Vítor, que farão parte do lançamento do livro Rio na modalidade infantil. Isso mostra que o futuro pertence a todos aqueles que acreditarem nos seus sonhos.” – destacou a diretora.

Além da alegria em vencer o concurso, os alunos terão os poemas publicados no ebook livro Rio, da escritora e atriz capixaba Elisa Lucinda.

De acordo com a Sociedade Amigos por Itaúnas (Sapi), organizadora do concurso, o lançamento do ebook Livro do Rio, acontecerá na próxima segunda-feira (04), data em que se comemora o Dia da Natureza.

 História da poetiza Elisa Lucinda:

Elisa Lucinda é uma poetisa, jornalista, escritora, cantora e atriz capixaba. Ganhadora do Prêmio Especial do Júri do Festival de Cinema de Gramado, pelo conjunto de obra, em 2020. A artista foi um dos galardoados com o Troféu Raça Negra 2010 em sua oitava edição, na categoria Teatro. Também foi premiada no cinema pelo filme A Última Estação, de Marcio Curi, no qual protagoniza o personagem Cissa. O filme abriu o Festival de Brasília de 2012. 

 

 

Atendimento ao Público

Segunda à Sexta de 08h00 às 18h00.

Sessões Plenárias

Telefone

(27) 3764-3600

Endereço

Rua São Paulo nº 220 - Bairro Boa Vista

Redes Sociais

  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Youtube

Localização

Copyright © 2021 Prefeitura Municipal de Pedro Canário. Todos os direitos reservados.

Logo da ÁGAPE

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.