Estudantes de Pedro Canário vence concurso nacional de literatura e terão poesias publicadas no ebook Livro Rio da escritora Elisa Lucinda

Alunos da Escola São João Batista, em Pedro Canário, Norte do Estado, venceram na última quinta-feira (23), o concurso nacional de literatura Festa da Palavra. Os alunos aprovados, Kaio Vitor Avelar dos Santos, e Laura Jesus Oliveira, ambos com 10 anos, estudam no quarto ano do ensino fundamental (4ºM01).

A seleção aconteceu com a participação de alunos e escritores de municípios da bacia do Rio Itaúnas e outras regiões do país. Entre as 82 propostas nas categorias infantil e adulto, 35 poemas foram selecionados para serem incluídos no ebook livro Rio.

Os alunos destacaram a importância do cuidado ao meio ambiente e a valorização dos rios, principalmente o Rio Itaúnas, que corta a cidade de Pedro Canário. A estudante Laura Jesus Oliveira, em uma estrofe do poema enaltece isso. “Não podemos nosso rio poluir, pois a vida não poderá fluir, lixo, papéis e metal, no rio irá nos fazer tão mal”.

Já o aluno Kaio Vitor, relembrou a importância do rio para o escoamento da produção agrícola e industrial no passado. “Suas águas guardam segredos, da história do nosso País, onde passavam barcos e canoas, que madeiras escorriam, suas águas calmas, curvam seu caminho, alimentando nossas cidades, com muito carinho” – escrito do poema.

A diretora da Escola São João Batista, Margareth Soares, vibrou com a vitória dos alunos: “O concurso contou participantes de vários estados e países e muito nos orgulha ao saber que nossos alunos conquistaram essa visibilidade tão importante. Parabenizo a todos que participaram dessa iniciativa e viva os nossos alunos Laura e Vítor, que farão parte do lançamento do livro Rio na modalidade infantil. Isso mostra que o futuro pertence a todos aqueles que acreditarem nos seus sonhos.” – destacou a diretora.

Além da alegria em vencer o concurso, os alunos terão os poemas publicados no ebook livro Rio, da escritora e atriz capixaba Elisa Lucinda.

De acordo com a Sociedade Amigos por Itaúnas (Sapi), organizadora do concurso, o lançamento do ebook Livro do Rio, acontecerá na próxima segunda-feira (04), data em que se comemora o Dia da Natureza.

História da poetiza Elisa Lucinda:

Elisa Lucinda é uma poetisa, jornalista, escritora, cantora e atriz capixaba. Ganhadora do Prêmio Especial do Júri do Festival de Cinema de Gramado, pelo conjunto de obra, em 2020. A artista foi um dos galardoados com o Troféu Raça Negra 2010 em sua oitava edição, na categoria Teatro. Também foi premiada no cinema pelo filme A Última Estação, de Marcio Curi, no qual protagoniza o personagem Cissa. O filme abriu o Festival de Brasília de 2012.

Data de Publicação: terça-feira, 05 de outubro de 2021