Outubro Rosa: No dia Mundial da Luta contra o Câncer de Mama, Prefeitura de Pedro Canário reforça cuidados preventivos

19 de outubro de 2021 às 00h00.

O mês de outubro já é reconhecido por uma cor e um significado especial. Nesta época, monumentos em pontos turísticos e fachadas de instituições iluminadas com a cor rosa acendem o alerta para uma questão de saúde pública que atinge 2,1 milhões de pessoas anualmente: o câncer de mama. Movimento internacional de conscientização para o controle da doença criado na década de 1990, o Outubro Rosa tem o intuito de alertar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce da neoplasia maligna mais incidente em mulheres em todo o mundo. “O Dia Internacional contra o Câncer de Mama, comemorado em 19 de outubro, assim como todo o mês, serve para enfatizar a importância de algumas medidas simples, mas que podem evitar esse agravo que traz tanto problema e sofrimento na vida de muitas mulheres e de muitos familiares”, explica Fabrício Campos, ginecologista e professor do Curso de Medicina do Campus Contagem.

No Brasil, as estimativas de incidência de câncer de mama para o ano de 2019 são de 59.700 novos casos, o que representa 29,5% dos cânceres em mulheres, de acordo com dados do o Instituto Nacional do Câncer (Inca). É o segundo tipo de câncer que mais acomete o público feminino no país, depois do câncer de pele não melanoma. “O câncer de mama é, muitas vezes, silencioso e os sintomas são variáveis de acordo com o tipo ou a idade. Alguns sinais podem estar relacionados à doença, deixando bem claro que sua presença não traz a certeza do diagnóstico, do mesmo modo que sua ausência não significa estar livre do câncer de mama, mas eles ajudam a ter uma detecção precoce”, alerta o professor. São eles: nodulações, inversão de mamilo sem nenhuma causa aparente, sangramento espontâneo pelo mamilo, regiões inchadas ou vermelhas e drenagem de pus, entre outros. “Todos eles são alarmes que devem receber a devida importância e que podem ser detectados durante a prática do autoexame, aliado ao acompanhamento multidisciplinar e em consultório médico”, informa.

O autoexame das mamas deve ser feito em três situações: em pé em frente ao espelho, durante o banho e deitada. Nessas ocasiões deve-se fazer a palpação em movimentos circulares e observar se existe alguma alteração de tamanho, nódulos, desvio na linha do mamilo ou alguma outra alteração de pele visível. “É importante que o exame sempre seja feito de três a dez dias depois da menstruação ou uma data fixa, para que a mulher tenha um grau de comparação sempre na mesma fase do ciclo”, alerta Fabrício, que também informa que, a partir dos 50 anos, o Ministério da Saúde recomenda a realização da mamografia com intervalo máximo de dois anos. Em caso de detecção da neoplasia, o tratamento pode variar entre cirurgia, quimioterapia, radioterapia ou combinação desses métodos, de acordo com tipo de câncer, extensão e região acometida. Entretanto, a precocidade do diagnóstico é diretamente proporcional à chance de reabilitação, recuperação e cura.

Diversos fatores podem estar relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença, como idade, fatores genéticos, hereditários, psicossomáticos ou ambientais. Outros fatores também podem estar relacionados ao surgimento da doença, como o início precoce da puberdade, uso prolongado de anticoncepcionais orais e o fato de não ter filhos e não amamentar. Entretanto, hábitos saudáveis podem mitigar as chances de surgimento, como manter uma alimentação balanceada, praticar exercícios físicos com regularidade, evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool, entre outras práticas que gerem qualidade de vida, além do acompanhamento médico regular. O aumento das taxas de câncer de mama em pacientes com menos de 40 anos pode estar relacionado, além dos fatores listados acima, com o nível de conscientização. “Essas pacientes que fazem o autoexame são pacientes que detectam mais cedo algum tipo de lesão e que vão ao seu médico mais cedo, fazem exames para diagnóstico mais cedo e isso acaba melhorando o prognóstico”, explica Fabrício.

A incidência de câncer de mama em homens é rara e representa apenas 1% dos casos registrados. O Inca estima que, para 2019, surjam, aproximadamente, 600 novos casos. As causas também são multifatoriais e a idade média do diagnóstico nos raros casos é de 72 anos de idade. “O tratamento é o mesmo que o de câncer de mama em mulheres e também é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Vale a pena reforçar que as medidas de prevenção também são as mesmas e que mudanças de hábitos de vida são sempre bem-vindas”, aconselha.