ESPECIAL: PEDRO CANÁRIO, DOCE TERRA MORENA!

16 de fevereiro de 2016 às 13h58.

ESPECIAL: PEDRO CANÁRIO, DOCE TERRA MORENA! Pedro Canário recebeu status de município pela lei estadual nº 3.623 de 23 de dezembro de 1983, com território desmembrado de Conceição da Barra. Está localizado no extremo norte do Espírito Santo, fazendo fronteira com o Estado da Bahia (norte), Pinheiros (sul), Conceição da Barra (leste) e Montanha (oeste). O Município é divido pela BR 101, a rodovia federal mais importante do País e considerada eixo de desenvolvimento nacional. A economia é baseada na agricultura, pecuária, serviços e indústrias. Entre os desafios sociais estão o combate a criminalidade e à instabilidade política. Pedro Canário conta ainda com 30 Movimentos Culturais e cerca de 600 artistas canarienses. O município orgulha-se de ter seus conterrâneos em aparições na mídia nacional e ganhadores na loteria. Localizado no extremo norte do Estado do Espírito Santo, o Município de Pedro Canário conta com população estimada em 25.700 habitantes (Censo 2013/IBGE) e ocupa a 69ª posição no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano dos Municípios (IDH), conquistando a pontuação 0,654 – médio (Pnud 2010/ONU). Apesar de localizado às margens da BR 101, a rodovia mais importante do País, considerada eixo de desenvolvimento econômico, o Município sofre com dilemas sociais. Mesmo com contrastes sociais, Pedro Canário possui diversos atributos positivos. Sua localização estratégica conta ainda no centro da cidade com a Lagoa Augusto Ruschi, um dos maiores patrimônios hídricos regionais e cartão-postal da cidade. O Município conta ainda com a flora e a fauna exuberantes, trilhas ecológicas, vales, cachoeiras e rochedos de encher os olhos de amantes da natureza e praticantes de esportes de aventura. Entre os atrativos turísticos estão a Igreja Matriz (com o afresco italiano sobre o altar), Residência Oficial do Fundador Pedro Canário Ribeiro, Cachoeira dos Pretos, Assentamento Castro Alves (onde se localiza a represa do Engano com um excelente área de lazer), Vale do Itaúnas, Cachoeira Criminosa, Sítio Nova Descoberta, Cachoeira do Ubirajara, Trilhas Ecológicas de Floresta do Sul, Cachoeira da Igreja e as Duas Torres, entre outros. A economia do município canariense baseia-se na agricultura, pecuária, serviços e indústrias – sendo esta última atividade econômica vítima de colapso econômico nos últimos tempos com a falência da Cridasa e crises na multinacional Infinity. Diante das insistentes crises econômicas, o Município recuperou novo fôlego de vida em 2012 com a injeção de cerca de 42 milhões de reais na economia local através de obras, serviços e ações de resgate fiscal. Outro fato importante foi a divulgação do Índice de Participação dos Municípios (IPM), referente à arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Pedro Canário alcançou o crescimento histórico de 5,03% no IPM capixaba e ganhou destaque na mídia regional como farol do desenvolvimento. O trabalho histórico de resgate fiscal realizado pela prefeitura da época contou com a parceria do Setor de Fiscalização Municipal e a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz). Os impostos resgatados eram provenientes da produção canavieira e foram desviados há anos ao Município de Conceição da Barra e ao Estado de Minas Gerais. Os recursos resgatados ultrapassam os 10,5 milhões de reais. Outra atrativo local é a riqueza cultural reinante. São mais de 30 movimentos culturais e 600 artistas locais em constante produção cultural. Apesar da falta de apoio público e a escassez de investimentos na cultura, os artistas seguem firme o sonho cultural. Entre as riquezas culturais existentes estão a Cristal Orquestra; Banda DK 1 Cheiro; Grupo Folclórico Folia de Reis; Blocos de Folia (Chapadão, Otilasquei, Cachaça Lascada e Puro Álcool); Banda Marcial; Grupo de Teatro Amador Canariense (Grutac); Associação Canários Senzala; Grupo Estrelas da Dança; Artesã Íris Duarte; Cia de Dança Chairô; Artista Plástica Rute Soares; Grupo Teatral Anhanguera; Jaiskrin Design Gráfico; Pingo Artes; Biratinha Artes Gráficas; Fotógrafo Nilson Guimarães; entre outros. Pedro Canário conta ainda com artistas em rede nacional e tornou-se a cidade natal de dois milionários da loteria. A cidade respira ainda o sucesso na realização de grandes eventos famosos em toda região: Festival das Estrelas, Encontrão Cultural, Auto da Paixão de Cristo, Procissão de Corpus Christi, Festa da Padroeira, Forró da Tábua Lascada, Jesus na Praça, Arraiá do Gonzagão e Marcha pra Jesus, entre outros.