Saúde alerta

23 de maio de 2022 às 08h00.

O número de casos de dengue confirmados vem aumentando em Pedro Canário entre abril e maio deste ano de acordo com os dados da Vigilância Epidemiológica. O município encontra-se em estado de alerta para a doença com 111 notificações até a manhã desta quinta-feira (19).

A presença do vírus no município aumenta ainda mais a preocupação dos setores da Secretaria de Saúde, pois até o momento, já foram notificados 111 casos arboviroses, sendo 30 de Chikungunya, 70 de dengue e 11 de Zika, com positividade nos bairros: Centro, Felinto Damião, Leonório, Colina, Boa Vista, Esplanada e no distrito de Floresta do Sul. Vale lembrar que o mosquito não possui o vírus, porém, se ele pica uma pessoa contaminada, então ele passa a carregar o vírus e o transmite para outras pessoas à medida que o inseto pica quem não tenha o vírus, contaminando-a.

Por conta disso, a equipe da Vigilância Ambiental pede que a população fique atenta para evitar a proliferação do mosquito, evitando desta forma a circulação dos vírus da dengue, Chikungunya, Zika e febre amarela. O mesmo mosquito, o Aedes aegypti, é o responsável por transmitir os quatro vírus, lembrando que na dengue, pode ser fatal em alguns casos.

O secretário de Saúde, Marcos Antônio, destaca algumas ações que estão sendo executadas para controlar os casos. “Além dos bloqueios e das visitas de rotina, estão sendo realizados pequenos mutirões casa a casa, nas localidades com casos suspeitos, com orientações, identificação e eliminação de criadouros, as unidades de saúde estão intensificando as buscas de sintomáticos, além de alertas durante os atendimentos e educação em saúde nas escolas.”

Dicas e recomendações para prevenir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti:

Evitar qualquer reservatório de água parada sem proteção em casa, já que o mosquito pode usar como criadouros grandes espaços, como caixas d'água e piscinas abertas, até pequenos objetos, como tampas de garrafa e vasos de planta;

Limpar quintais e varandas, com especial atenção para depósitos, calhas e objetos que ficam ao relento e podem acumular água da chuva;

Instalar telas em portas e janelas ou usar repelentes na pele

Por fim, é importante ficar atento aos sintomas da dengue, como febre, cansaço, vermelhidão em partes do corpo, coceira e dores na cabeça, nos músculos, nas articulações ou atrás dos olhos.

Após o diagnóstico da doença, a recomendação é fazer repouso, reforçar a hidratação e, se necessário, usar remédios que aliviam alguns desses incômodos, sob orientação médica.,

Chefe de Comunicação : Henrique Ribeiro de Jesus

Jornalismo e Redação : Daniel Viana/ Registro: MTE 3769/ES