Secretaria de Meio Ambiente implementa Projeto Barraginhas em Pedro Canário

26 de maio de 2022 às 15h11.

A Prefeitura de Pedro Canário em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos está desenvolvendo o Projeto Barraginhas que é uma técnica desenvolvida pela EMBRAPA. Trata-se de pequenas bacias escavadas no solo com diâmetro de até 20 metros, tendo de 8 a 10 metros de raio e rampas suaves.

São construídas dispersas nas propriedades com a função de captar enxurradas, controlando erosões e proporcionando a infiltração da água das chuvas no terreno. Assim, preservam o solo e promovem a recarga dos lençóis freáticos, que abastecem nascentes, córregos e rios.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente explicou que as enxurradas causam erosão e transportam sedimentos para os córregos e rios, o que provoca assoreamento dos cursos d’água e pode ocasionar enchentes e as barraginhas freiam esse fenômeno natural. “O objetivo das barraginhas é captar a água das enxurradas e permitir sua rápida infiltração, entre uma chuva e outra, para reabastecer o lençol freático, preservar o solo e aumentar a sustentabilidade hídrica. A elevação do lençol freático aumenta a disponibilidade de água nas cisternas, propicia o umedecimento das baixadas e até o surgimento de minadouros. Isso ajuda a amenizar os efeitos das estiagens e viabiliza a sustentação de lagos para criação de peixes e o cultivo de hortas, lavouras e pomares, gerando um clima de motivação entre os agricultores, e proporcionando mais trabalho e renda. A implantação desta tecnologia social ocorre com envolvimento dos produtores rurais, que participam de reuniões mobilizadoras e ficam aptos a indicar os locais das enxurradas onde devem ser construídas as barraginhas”.

No município pretende construir 100 barraginhas no período de 18 meses. O produtor Rural que tiver interesse em aderir a técnica deve procurar o Setor de Meio Ambiente e realizar o seu cadastro.

Chefe de Comunicação : Henrique Ribeiro de Jesus

Jornalismo e Redação : Daniel Viana/ Registro: MTE 3769/ES