Prefeitura de Pedro Canário celebra Dia do Professor

17 de outubro de 2022 às 12h00.

Em reconhecimento a grande importância que tem o professor para a formação de uma sociedade mais justa e completa, a Prefeitura de Pedro Canário celebra o Dia do Professor, comemorado hoje, 15 de outubro.

“A nossa gestão continua valorizando os nossos servidores. Os professores tem um papel importante na nossa sociedade, pois se dedicam integralmente em compartilhar o seu conhecimento no processo de aprendizagem dos alunos. Aproveito, também, para parabenizar todos os profissionais da Educação Municipal, que prestam relevante serviço, contribuindo com um ensino de qualidade em Pedro Canário” – disse o prefeito Bruno Araújo.

Origem do Dia dos Professores:

O dia 15 de outubro foi escolhido para comemorar o dia do professor, pois em 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I, Imperador do Brasil, decretou uma Lei Imperial responsável pela criação do Ensino Elementar no Brasil (do qual chamou “Escola de Primeiras Letras”), e através deste decreto todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau.

O decreto também continha o salário dos professores, as matérias básicas e até como os professores deveriam ser contratados. A comemoração começou em São Paulo, onde quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para celebrar esta data, e também traçar novos rumos para o próximo ano.

Esta data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar através do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963.