COMBATE AO AEDES AEGYPTI

A Prefeitura de Pedro Canário por meio da Secretaria Municipal de Saúde vem intensificando as ações contra o AEDES AEGYPTI, porém a participação social é fundamental para vencer a luta contra o mosquito. A realização de mutirões comunitários é uma forma de envolver, mobilizar e engajar a população na luta contra o Aedes aegypti. Convoque sua família e seus vizinhos para essa luta, e realize ações em seu bairro você também faz parte da batalha contra o Aedes aegypti.

Para ajudar, a secretaria de saúde está dando alertas e orientações para grupos interessados em realizar mutirões

ORGANIZANDO O MUTIRÃO

Preparação

• Convide poder público, setor privado e organizações sociais para ampliar adesão.
  • Aproveite redes sociais, carro de som e outros meio de comunicação para mobilização da vizinhança.
  • Agentes de endemias, agentes comunitários e outros profissionais que trabalham na eliminação dos focos podem participar apoiando as ações, principalmente se houver necessidade de ação química.
  • Utilize equipamento de proteção individual nas atividades de limpeza.

Principais tipos de criadouro do mosquito da dengue (aedes aegypti)

• Certificar que caixa d’água e outros reservatórios de água estejam devidamente tampados.
  • Retirar folhas ou outro tipo de sujeira que pode gerar acúmulo de água nas calhas.
  • Guardar pneus em locais cobertos.
  • Guardar garrafas com a boca virada para baixo.
  • Realizar limpeza periódica em ralos, canaletas e outros tipos escoamentos de água.
  • Limpar e retirar acúmulo de água de bandejas de ar-condicionado e de geladeiras.
  • Utilizar areia nos pratos de vasos de plantas ou realizar limpeza semanal. *Retirar água e fazer limpeza periódica em plantas e árvores que podem acumular água, como bambu e bromélias.
  • Guardar baldes com a boca virada para baixo.
  • Esticar lonas usadas para cobrir objetos, como pneus e entulhos.
  • Manter limpas as piscinas.
  • Guardar ou jogar no lixo os objetos que pode acumular água: tampas de garrafa, folhas secas, brinquedos.

Como eliminar os focos do mosquito da dengue (aedes aegypti)?

• Lavar as bordas dos recipientes que acumulam água com sabão e escova/bucha.
  • Jogar as larvas na terra ou no chão seco.
  • Para grandes depósitos de água e outros reservatórios de água para consumo humano é necessária à presença de agente de saúde para aplicação do larvicida.
  • Em recipientes com larvas onde não é possível eliminar ou dar a destinação adequada, colocar produtos de limpeza (sabão em pó, detergente, desinfetante e cloro de piscina) e inspecionar semanalmente o recipiente, desde que a água não seja destinada a consumo humano ou animal. Importante solicitar a presença de agente de saúde para realizar o tratamento com larvicida.

Como efetuar a limpeza de objetos usados para armazenamento de água?

Tampar e lavar reservatórios de água são ações importantes para o combate ao Aedes aegypti. A limpeza deve ser periódica com água, bucha e sabão. Ao acabar a água do reservatório, é necessário fazer uma nova lavagem nos recipientes e guardá-los de cabeça para baixo. Esse cuidado é essencial porque os ovos do mosquito podem viver mais de um ano no ambiente seco.

A LUTA CONTRA O MOSQUITO É DE TODOS NÓS, SE VOCÊ CUIDAR PODEMOS COMBATER!!!!

NÃO DEIXE UM MOSQUITO SER MAIS FORTE QUE UMA CIDADE INTEIRA!!!

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!!!

ASCOM - Assessoria de Comunicação E-mail: comunicacao@pedrocanario.es.gov.br Telefone: (27)3764-3600

Data de Publicação: sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020