CORONAVÍRUS (COVID-19)

O que você precisa saber e como se prevenir do Coronavírus COVID-19!

19 de março de 2020 às 16h00.

O QUE É O CORONAVÍRUS?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), coronavírus é uma família de vírus que pode causar doenças em animais ou humanos. Em humanos, esses vírus provocam infecções respiratórias que podem ser desde um resfriado comum até doenças mais severas como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS). O novo coronavírus causa a doença chamada COVID-19.

O QUE É COVID-19?

Denominado oficialmente como COVID-19, singlas em inglês para “coronavirus disease 2019” (doença por coronavírus 2019, na tradução) é a doença infecciosa causada pelo mais recente coronavírus descoberto. O vírus e a doença eram desconhecidos antes do surto iniciado em Wuhan, na China, em dezembro de 2019.

QUAIS OS SINTOMAS?

Os sinais e sintomas clínicos são principalmente respiratórios, semelhantes aos de um resfriado comum como febre, tosse seca e dificuldade para respirar. Além desses, outros sintomas como cansaço, dores, congestão nasal, dor de garganta e diarreia podem ocorrer.

Algumas pessoas infectadas pelo vírus podem não apresentar sintomas ou apresentar sintomas discretos. A maioria das pessoas infectadas (cerca de 80%) se recupera da doença sem precisar de tratamento especial. Cerca de uma em cada seis pessoas com COVID-19 pode desenvolver a doença em sua forma mais grave.

Pessoas idosas e/ou com outras doenças associadas, por exemplo: pressão alta, problemas cardíacos, diabetes e pessoas em tratamento para câncer, têm maior probabilidade de desenvolver doença respiratória grave.

COMO OCORRE A TRANSMISSÃO?

A transmissão costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções: espirro, tosse, catarro, gotículas de saliva, contato próximo como toque ou aperto de mão, contato com objeto ou superfícies contaminados.

COMO POSSO ME PROTEGER?

Ainda não existe uma vacina para prevenir a infecção por coronavírus COVID-19. As orientações de prevenção são as mesmas de outras doenças de transmissão via respiratória:

• · Lave as mãos com frequência, com água e sabão ou higienize com álcool em gel 70%;
  • · Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
  • · Ao tossir ou espirrar, cubra o nariz e boca com lenço descartável ou com o braço, e não com as mãos;
  • · Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos;
  • · Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas e fique em casa até melhorar;
  • · Mantenha os ambientes bem ventilados;
  • · Evite aglomerações;

FIQUE ATENTO

Quem esteve em locais com casos confirmados da doença e apresentar sintomas suspeitos deve:

· Evitar o contato com outras pessoas;

· Procurar um serviço médico imediatamente;

· Seguir os cuidados recomendados;

ONDE PROCURAR ATENDIMENTO?

Na presença de sinais e sintomas leves, que sugerem uma gripe simples, comunique seu AGENTE DE SAÚDE e permaneça em casa. Se perceber piora nos sintomas procure a UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE mais próxima. Em caso de dificuldade respiratória ou falta de ar, se dirija a uma UNIDADE HOSPITALAR.