Pedro Canário recebe nota A do Tesouro Nacional em Capacidade de Pagamento

28 de dezembro de 2021 às 00h00.

O Ministério da Economia, por meio da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) divulgou levantamento que avalia a capacidade de pagamento e situação fiscal dos municípios em todo o País, e classificou pelo segundo ano consecutivo, a cidade de Pedro Canário, com nota A na categoria. Além disso, o município ficou com a melhor colocação entre as cidades do norte do Estado.

O levantamento avalia três pontos principais. Endividamento; Poupança Corrente e Liquidez. O intuito da Capag é apresentar de forma simples e transparente se um novo endividamento representa risco de crédito para o Tesouro Nacional.

A metodologia do cálculo avalia o grau de relação entre receitas e despesa correntes e a situação de caixa, fazendo um diagnóstico da saúde fiscal do Município. Os conceitos e variáveis utilizadas e os procedimentos adotados na análise da Capag foram definidos na Portaria STN nº 373/2020. Os dados podem ser consultados no link: https://www.tesourotransparente.gov.br/temas/estados-e-municipios/capacidade-de-pagamento-capag.

“Esse resultado no ranking reflete todo o esforço da Prefeitura de Pedro Canário e da equipe técnica da área do município em manter uma conduta eficiente, consistente e transparente na divulgação dos dados fiscais e contábeis”, disse o prefeito, Bruno Araújo.

A secretária de Finanças, Lucia Generosa, comemora a classificação. “O nosso trabalho é árduo e sério. Nossa folha de pagamento é honrada mensalmente, bem como os pagamentos de fornecedores, tudo pontualmente, sem atrasos, demonstrando o respeito com o recurso público”, pontua.