Hanseníase tem cura

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria conhecida como bacilo de Hansen, que também é transmitida pelas vias respiratórias (fala, tosse e espirro). Os principais sinais e sintomas são:

Manchas hipocrômicas, acastanhadas ou avermelhadas, com alterações de sensibilidade térmica e/ou dolorosa, e/ou ao tato;
Áreas com diminuição dos pelos e do suor;
Formigamentos, choques, fisgadas, agulhadas nos braços e pernas, que evoluem para dormência;
Caroços (nódulos) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos.

A hanseníase tem tratamento e cura, mas a falta de tratamento pode resultar em sequelas graves. As incapacidades físicas provocadas pela doença são as que mais determinam a exclusão social dos pacientes.

“Nosso foco é proporcionar um tratamento mais eficaz e interrompendo o quanto antes a cadeia de transmissão destas duas doenças em nosso município”.

Data de Publicação: quinta-feira, 13 de janeiro de 2022