Secretaria de Saúde realiza dia D da campanha Novembro Azul nesta quarta-feira em Pedro Canário

17 de novembro de 2022 às 09h40.

Com objetivo de conscientizar a população masculina sobre a importância de cuidar da saúde e prevenir doenças sérias como o câncer de próstata, a Secretaria de Saúde de Pedro Canário realiza nesta quinta-feira (17), o dia D da Campanha Novembro Azul, em todas as Unidades de Saúde.

“O objetivo desta ação é sensibilizar os homens a buscar os serviços de saúde para realização de exames, uma vez que o diagnóstico precoce do câncer de próstata representa em até 100% a chance de cura. Nós queremos que vidas sejam preservadas e por isso a importância desta discussão, tão necessária e importante à saúde dos homens” – destacou o secretário de Saúde, Marcos Antônio Gomes.

Serão ofertados atendimentos médicos, triagem com enfermeiros, serviços odontológicos, atualização da caderneta de vacinação e aferição de pressão.

Confira os horários:

- Pedro Canário (17 às 21h)

- Cristal do Norte (16 às 20h)

- Floresta do Sul (16 às 20h)

Como prevenir o câncer de próstata:

Apesar de haver fortes indícios de que mudanças na dieta e a prática de exercícios ajudem a reduzir os riscos de desenvolver a doença, a melhor forma de prevenir os prejuízos causados pelo câncer de próstata ainda é o diagnóstico precoce.

Para isso, o indicado é que seja feito um levantamento por meio de exames para identificar os homens que apresentam um ou mais fatores de risco para o câncer (idade, sobrepeso, histórico familiar).

A recomendação é que homens a partir de 50 anos realizem o exame de sangue PSA, que mede a dosagem do antígeno prostático específico, ingrediente do sêmen produzido pela próstata.

Quem tiver histórico de câncer na família deve iniciar o acompanhamento mais cedo.

Caso haja alguma alteração no PSA, é indicado o exame de toque retal.

Mesmo assim, o diagnóstico definitivo só ocorre após a realização de uma biópsia.

Devido ao preconceito que ainda existe com relação ao exame de toque, ainda há uma certa dificuldade dos homens participarem das campanhas de prevenção.

Os exames são rápidos (no máximo 15 segundos) e praticamente indolor, que é fundamental para identificar a presença de um tumor.

Setor de Comunicação : Henrique Ribeiro de Jesus

Jornalismo e Redação : Daniel Viana/ Registro: MTE 3769/ES