Secretaria de Saúde orienta a população sobre os cuidados contra o Aedes Aegypti

10 de janeiro de 2023 às 15h57.

A Prefeitura de Pedro Canário alerta a população sobre os cuidados contra o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Além das ações rotineiras de combate, com visitas aos imóveis e monitoramento, a Vigilância Epidemiológica precisa da ajuda da população para eliminar os focos.

Os moradores devem adotar alguns cuidados a fim de prevenir a proliferação do mosquito e evitar a transmissão das doenças.

As recomendações são:

• Mantenha os quintais livres de possíveis criadouros do mosquito;
• Esfregue com bucha as vasilhas ou reservatórios de água de seus animais;
• Não coloque lixo em terrenos baldios;
• Mantenha a caixa d’água sempre tapada;
• Observe vasos e pratinhos de plantas que acumulam água parada;
• Fique atento aos locais que possam acumular água parada como bandeja de bebedouros e de geladeiras, ralos, pias e vasos sanitários sem uso;
• Mantenha em local coberto pneus inservíveis e outros objetos que possam acumular água;
• Não deixe acumular água em lajes e calhas, pois esses locais podem se tornar criadouros para o mosquito Aedes aegypti;
• Receba a visita do agente de endemias e aproveite a oportunidade para tirar suas dúvidas.

Em casos de sintomas como dores fortes e contínuas na barriga, vômitos persistentes, sangramento pelo nariz, boca e gengivas, sede excessiva e boca seca, procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência.

Setor de Comunicação/Fiscal LGPD: Henrique Ribeiro de Jesus

Jornalismo e Redação : Daniel Viana/ Registro: MTE 3769/ES