Mês laranja: Polícia Civil realiza palestra contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em escolas de Pedro Canário

08 de maio de 2023 às 08h54.

A Polícia Civil, com o apoio do Conselho Tutelar e CREAS, realizou na última sexta-feira (05) em Pedro Canário, uma série de palestras nas escolas do municipal: Deuszuita Ribeiro Machado e Marcos Brunelli da Rocha, Pedro Canário Ribeiro e CEEFMTI Manoel Duarte da Cunha, contra o abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

“O objetivo da Operação Caminho Seguro é de orientar e prevenir à exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes; tirar dúvidas sobre a Lei; identificar possíveis vítimas de violência sexual; bem como aproximar a polícia da população, em ações do projeto Polícia Comunitária e Cidadã” – destacou a delegada Cláudia Dematté, chefe da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher do Espírito Santo.

A delegada comemorou o resultado positivo da operação. “Essa ação é comandada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública com foco principal na prevenção ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Ao todo, mais de 3.215 pessoas foram abordadas durante a operação em todo o Estado. Em Pedro Canário, a ação educativa foi feita nas escolas, com equipes das delegacias de Linhares, São Mateus e Nova Venécia.

A diretora da Escola Deuszuita Ribeiro Machado, Eucília Ribeiro, ressaltou a importância de debater o assunto com os estudantes. “A palestra foi muito importante, temos vários alunos adolescentes que precisam aprender como identificar uma importunação sexual ou algo dessa natureza, além de adquirir novos conhecimentos. Agradecemos a Polícia Civil e desejamos que eles voltem mais vezes para conscientizar cada vez mais as nossas crianças e adolescentes”.