A Prefeitura de Pedro Canário, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), inaugurou 03 salas de Recursos Multifuncionais. Os espaços foram abertos nas EMEFs Professor Guedes Alcoforado, Professor Marcos Brunelli da Rocha e José Luiz da Costa, que servem como Polo do AEE para atendimento dos 63 alunos, e contou com a participação de pais, a equipe da Educação Especial, e os alunos que serão acolhidos nesses espaços.
Sala de recursos multifuncionais é um ambiente pedagógico, dotados de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos para a oferta do atendimento educacional especializado, por professor especializado, com vistas a atender alunos matriculados em classes comuns do ensino regular, e que apresentam deficiências, transtornos do espectro autista e altas habilidades/superdotação. São espaços criados para promover a inclusão nas escolas, além de fornecerem condições de acesso à aprendizagem aos alunos público-alvo da Educação Especial.
Repensar a escola, seu papel e sua missão é de suma relevância. O Plano Educacional Individual e o planejamento, nesse cenário, com a chegada de novos alunos com deficiência, acentua a importância e a urgência de reinventar as práticas pedagógicas. Mesmo que tenham um mesmo diagnóstico de deficiência, dois estudantes podem responder de modos distintos a uma mesma proposta. Isso porque a diferença é própria da condição humana. Ou seja, não há como saber antecipadamente o que fazer com uma criança tendo como base somente seu laudo. No contexto da educação inclusiva, o planejamento pedagógico deve ser contínuo e colaborativo. Ao mesmo tempo, tem que valorizar os interesses e atender às necessidades de cada aluno, considerando suas singularidades. Trata-se de pensar em aulas desafiadoras para todos, com formas diversas de apresentar e explorar o currículo.
O Secretário Municipal de Educação Everton Riazor, enfatizou que era uma necessidade realizar a abertura dos AEEs no município, e que, desde o início do ano letivo, vem desenvolvendo um planejamento com essa modalidade de ensino. Portanto, “Realizar a abertura das salas de atendimento é a confirmação de que estamos contribuindo para o desenvolvimento inerente ao processo de ensino-aprendizagem dos estudantes da rede, com equidade e qualidade.