Prefeitura de Pedro Canário realiza mutirão de teleconsultas em parceria com a Superintendência Regional de Saúde Norte

10 de março de 2025 às 10h27.

A Prefeitura de Pedro Canário, em parceria com a Superintendência Regional de Saúde Norte (SRSSM), promoveu neste sábado (08) um mutirão de teleconsultas na Unidade de Saúde José Adelbrando Tozetti. A ação contou com quatro especialidades médicas e beneficiou mais de 130 pacientes.

O prefeito Kleilson Rezende destacou a importância dessa ação como parte do plano estratégico do Governo do Estado, visando a redução das filas para consultas com especialistas. "Essa é mais uma ação importante para aliviar as filas de espera e garantir um atendimento mais ágil e de qualidade. Como gestor, sinto-me realizado em fazer parte deste projeto, que permite aos nossos pacientes um atendimento humanizado e técnico, sem precisar se deslocar para outras cidades. Agradeço ao governador Renato Casagrande, ao secretário de Saúde, Tyago Hoffmann, e ao superintendente Bruno Araújo pela execução dessa estratégia de saúde, que tem promovido mais dignidade aos capixabas", afirmou o prefeito.

Durante o mutirão, 136 pessoas receberam atendimento especializado em Urologia, Cardiologia, Neurologia e Ortopedia.

José Custódio Alves, de 76 anos, foi um dos pacientes atendidos. Ele compartilhou sua experiência com a teleconsulta: "Fui muito bem recebido, tanto pelo médico quanto pela enfermeira que nos acompanhou durante a consulta. Tirei todas as minhas dúvidas e fiquei muito satisfeito. A ideia de implantar esse sistema em nossa cidade é excelente", contou o paciente.

O que é a teleconsulta?

A teleconsulta é uma modalidade de atendimento médico remoto, onde o paciente é atendido por um profissional de saúde através de plataformas de comunicação à distância, como videochamadas. Esse modelo tem se mostrado eficaz, especialmente em áreas remotas, onde a oferta de especialistas pode ser limitada. Além de agilizar o acesso aos serviços de saúde, as teleconsultas também oferecem conforto aos pacientes.

De acordo com a Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde (ABTMS), a teleconsulta tem sido uma ferramenta essencial no processo de desburocratização do atendimento médico, proporcionando uma maneira eficiente de reduzir as filas de espera e otimizar o uso dos recursos médicos. No Brasil, a regulamentação dessa prática foi ampliada desde a pandemia de COVID-19, com a Lei nº 13.989/2020, permitindo sua utilização de forma mais abrangente no Sistema Único de Saúde (SUS).

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